O bilionário afirmou que a fabricante de veículos elétricos produzirá robôs humanoides "genuinamente úteis" para começar a trabalhar em suas fábricas no próximo ano
"A Tesla terá robôs humanoides genuinamente úteis em baixa produção para uso interno da Tesla no próximo ano e, esperançosamente, alta produção para outras empresas em 2026", escreveu.
Conheça o robô humanoide de Elon Musk
Segundo informações do Guardian, Optimus tem cerca de 1,7 metros de altura e pesa 56kg, e foi projetado para realizar trabalhos repetitivos. O nome é uma alusão ao Optimus Prime, o líder dos Autobots na franquia de mídia Transformers.
Em um evento do Tesla AI Day em 2021 para lançar o robô, na época apelidado de “Tesla Bot”, Musk apresentou o conceito pela primeira vez. O executivo planejou o robô como um humanoide versátil, capaz de realizar uma ampla gama de tarefas, servindo essencialmente como uma máquina de uso geral projetada para aliviar os humanos de trabalhos considerados perigosos.
Em abril de 2022, um vislumbre do produto foi oferecido no evento Cyber Rodeo, realizado na fábrica da Tesla Giga Texas. Elon Musk visava inicialmente que a produção iniciasse até 2023, o que acabou não acontecendo. Por isso, há uma relutância do mercado em acreditar nas novas afirmações do executivo sobre o Optimus.
Em dezembro de 2023, Elon Musk compartilhou um vídeo apresentando a versão mais recente do robô. Apelidado como Optimus - Gen 2, o bot tem um visual mais refinado que a versão anterior e anda 30% mais rápido que o Optimus Generation 1. Assista:
Postar um comentário